Publicações

Palavras Proibidas
Escola de Comunicações e Artes da USP, 2009

O livro Palavras Proibidas, de Mayra Rodrigues Gomes, é mais uma exposição do trabalho realizado no Arquivo Miroel Silveira. Com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo, a professora da Escola de Cinema e Arte, que ministra disciplinas ligadas à linguagem, propôs pesquisas que se detivessem no estudo relacionado às palavras proibidas que constam nos processo de censura pertencentes ao Arquivo Miroel Silveira.

O livro propõe o estudo das palavras proibidas partido das teorias das Análises de Discurso. Trabalhando pela via interdisciplinar, compreendendo que é preciso entender a natureza do texto tanto do ponto de vista da construção textual quanto da produção de sentido, Mayra refaz os passos do censor e interpreta-o como integrante da sociedade que o cerca, onde o discurso, visível nas palavras proibidas, é o produto de seu subjetivo particular mas também reprodução dos costumes, da cultura, da política desta sociedade.

O livro, que conta com a colaboração das pesquisadoras Eliza Bachega Casadei, Natália Fravin Keri e Pollyanna Reis da Cruz, foi dividido por décadas, de 1920 à 1960, escolhendo-se duas peças por ano. No início de cada capítulo há uma síntese do contexto histórico de cada década, que ajuda a compreender por que determinada palavra, censurada na década de 20 por exemplo, não o foi nas décadas subseqüentes, explicitando como mesmo os discursos tem prerrogativas diferentes em momentos diferentes.

 

Copyright 2007 Arquivo Miroel Silveira - Todos os direitos reservados