EIXO TEMÁTICO PALAVRAS PROÍBIDAS

Apresentação Palavras Proíbidas
Artigo: Estatísticas referentes ao Eixo Temático "O poder e a fala na cena paulista"


 

ESTATÍSTICAS REFERENTES AO EIXO TEMÁTICO “O PODER E A FALA NA CENA PAULISTA”:

Número de Vetos nos campos da Moral, Política, Religião e Sociedade

A partir do primeiro levantamento, chegamos à conclusão de que a maior preocupação censória se insere no campo da moral: aproximadamente 52% dos cortes versam sobre temas desta ordem. Ela é seguida pelo campo político com um total de 23% dos cortes. Os temas de ordem social e religiosa aparecem, respectivamente, com 18% e 7% dos cortes, conforme descrito pelo gráfico.

Esses dados nos permitiram traçar um gráfico da evolução de cada tipo de censura ao longo das décadas. Das principais variações apresentadas, destaca-se uma queda nos índices de censura moral de 79,3%, na década de 20, para 35,6% e 36,6 %, nas décadas de 40 e 50, subindo levemente para 43,5%, na década de 60. Em segundo lugar, observamos que a partir da década de 30, o índice de censura social aumentou em relação à primeira década analisada. Veja o gráfico.

Como foi anteriormente mencionado, o eixo de pesquisa adotou dois tipos de recortes para a formação do corpus da pesquisa: uma seleção, ano a ano, foi realizada a partir das peças mais significativas, assinaladas como tal pelo título, autor e importância na cena teatral. Outra seleção foi construída por sorteio, recorrendo à aleatoriedade que imprime isenção. Notou-se, no cômputo geral, uma significativa diferença entre os números obtidos a partir do recorte focado nas peças mais importantes e aquele pautado por sorteio.

Ambas as seleções obtiveram um maior número de cortes relacionados à moralidade. No entanto, a presença de motivação moral atinge quase o dobro de incidência na seleção por sorteio (67,69%), em comparação com o recorte das peças mais significativas (38,49%). Ao mesmo tempo, ocorre o inverso nas categorias de veto social e político: os índices de cortes de fundo social são de 10,48% na seleção por sorteio e 24,6% na seleção de peças significativas, e os de fundo político são respectivamente 14,41% e 29,76%. As incidências de interditos por motivos religiosos mantêm-se quase iguais em ambas as seleções, a saber, em torno dos 7%. Em suma, percebe-se no recorte de peças mais significativas um maior equilíbrio entre o número de cortes enquadrados em cada um dos quatro motivos gerais. Veja o gráfico que compara as duas seleções.

Esses resultados podem ser atribuídos ao fato de que, das 84 peças em questão, a seleção por sorteio é composta por 23 comédias, 15 revistas e 6 dramas. Na outra seleção foram estudadas 21 comédias, 9 dramas, 9 revistas e uma peça infantil, todas de importância reconhecida.
No arquivo, de uma maneira geral, existem 1036 peças sob o registro de gênero Teatro de revista e 2837 registros do gênero Comédia. Somadas, as duas categorias formam um conjunto de 3873 peças que superam a metade do total de registros. Isto significa que estes gêneros perfazem uma maioria dentre as peças presentes no arquivo e catalogadas.

Qual o efeito dessa constatação nos resultados obtidos? É possível afirmar que grande parte da produção teatral brasileira se desenvolveu em torno das questões familiares e sexuais, freqüentemente abordadas em sua nuança cômica. O “teatro alegre” (menosprezado pela crítica) e as comédias "popularescas", como as revistas, tendem a abordar mais intensamente, ou vulgarmente, os costumes e o sexo, até como forma de atrair público. As peças do chamado “teatro sério” não apresentavam o mesmo tipo de abordagem dos costumes e da sexualidade que as peças de revista ou as comédias populares, sofrendo outros tipos de corte, com motivação mais equilibrada entre as categorias social, moral, religiosa e política.

 

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Números de Vetos nos campos da Moral, Política, Religião e Sociedade

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